Saiba quais são as principais causas, tratamentos e quando procurar um especialista
Um casal é considerado infértil quando, depois de um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos, não consegue obter uma gravidez de sucesso – quando a mulher tem até 35 anos. No caso de mulheres mais velhas, esse prazo cai para seis meses.
Após este período, é recomendado que a pessoa que está encontrando dificuldade para engravidar procure ajuda com um especialista em reprodução humana para que as causas do problema sejam investigadas.
No texto a seguir, saiba quais as possíveis causas que podem estar relacionadas à dificuldade para engravidar e quais os tratamentos disponíveis.
Agende sua consulta com o Dr. Maurilio Palhares!
Possíveis causas da dificuldade para engravidar
Várias são as causas que podem levar a uma dificuldade para engravidar em homens e mulheres, mesmo esses sendo jovens e saudáveis. Conheça as principais.
Causas femininas
As causas femininas correspondem a cerca de 30% dos casos de infertilidade. Dentre elas, as principais são:
Problemas de ovulação
Devido a diversas razões, muitas mulheres apresentam alterações hormonais que as impedem de ovular ou que levam a uma irregularidade na ovulação, o que pode causar dificuldade para engravidar.
Idade avançada
A partir dos 35 anos, a qualidade e a quantidade de óvulos começam a diminuir consideravelmente, o que aumenta as chances de a mulher passar a ter mais dificuldade para engravidar depois dessa idade. Após os 40 anos, a possibilidade de engravidar é inferior a 10%.
Endometriose
A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero, o endométrio, migra para outras regiões, como ovários, bexiga e intestinos. A doença pode causar dificuldade para engravidar, pois as aderências formadas podem causar alterações nos órgãos reprodutivos, na qualidade dos óvulos e na receptividade do endométrio.
Síndroma dos Ovários Policísticos (SOP)
A Síndrome dos Ovários Policísticos pode levar a um aumento no tamanho dos ovários, devido a uma maior ação dos hormônios masculinos, e à formação de pequenos cistos na parte externa dos órgãos, dificultando a ovulação.
Obstruções nas trompas de Falópio
É nas trompas que ocorre o encontro do óvulo com o espermatozoide para a fecundação. Além disso, elas são responsáveis por levar o óvulo fecundado até a cavidade uterina para que a gestação se desenvolva. Alguns problemas podem bloquear ou dificultar a passagem dos espermatozoides ou do óvulo pelas tubas, impedindo o encontro dos gametas ou a migração do óvulo fertilizado para o útero, levando a uma dificuldade para engravidar.
Problemas uterinos
Anormalidades presentes no útero são umas das causas mais comuns que levam à dificuldade para engravidar. A presença de pólipos, miomas, aderências intrauterinas e malformação do útero são as condições que geralmente ocasionam infertilidade.
Agende sua consulta com um especialista em reprodução humana!
Causas masculinas
Fatores masculinos também representam cerca de 30% dos casos de infertilidade e merecem ser investigados. Os mais comuns são:
Problemas de esperma
Alterações na qualidade ou na quantidade dos espermatozoides são uma das principais razões relacionadas à dificuldade para engravidar. Os gametas masculinos podem apresentar problemas de motilidade, em sua forma e estrutura, o que muitas vezes dificulta uma gestação natural.
Varicocele
A varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação das veias dos testículos. Como o fluxo sanguíneo para a região fica comprometido, a condição pode afetar tanto a qualidade quanto a quantidade de espermatozoides.
Disfunção erétil
A disfunção erétil é uma condição caracterizada pela incapacidade do homem de manter uma ereção de qualidade, o que pode causar dificuldade para engravidar sua parceira.
Infecções genitais
Infecções, principalmente as sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, podem gerar danos aos espermatozoides ou obstrução do sistema reprodutivo masculino, impedindo a passagem dos gametas durante a ejaculação.
Dificuldade para engravidar x infertilidade
A infertilidade, seja ela masculina ou feminina, é caracterizada pela dificuldade de engravidar e, como vimos, pode ter diversas causas, que precisam ser investigadas para que o tratamento mais adequado possa ser proposto.
Dificuldade para engravidar: opções de tratamentos
Quando a dificuldade para engravidar tem suas causas identificadas, o médico pode sugerir uma série de tratamentos, como:
- Uso de medicamentos;
- Cirurgias;
- Técnicas de reprodução assistida.
As principais técnicas de reprodução assistida para quem tem dificuldade de engravidar são:
Fertilização in Vitro (FIV)
A FIV é uma técnica na qual o óvulo é fecundado em laboratório para que posteriormente, quando ele atinge o tamanho ideal, seja transferido ao útero para que a gestação se desenvolva. É um tratamento de maior complexidade com chances mais altas de sucesso.
ICSI
A chamada injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) é um método dentro da fertilização in vitro que aumenta as chances de sucesso de uma gestação, pois apenas um espermatozoide, o de maior qualidade, previamente tratado em laboratório, é injetado no óvulo. Trata-se de um tratamento indicado para casos específicos de infertilidade.
Inseminação artificial
Na inseminação artificial, ou inseminação intrauterina, uma amostra de sêmen é inserida dentro do útero quando a mulher está em seu período fértil, reduzindo assim a dificuldade para engravidar.
Quando procurar um especialista?
Quando a dificuldade para engravidar afeta o casal, o homem ou a mulher, é recomendado procurar um especialista em reprodução humana após 12 meses de tentativas, sem o uso de métodos contraceptivos – quando a mulher tem até 35 anos – ou após seis meses, quando ela tem idade superior.
Esse profissional vai avaliar diversos fatores, solicitar exames e indicar o melhor tratamento para quem está desejando ter um filho, mas que está encontrando dificuldade para engravidar.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Maurilio Palhares.
Fontes:
ESHRE (Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia)