Fale conosco pelo WhatsApp

DIU Mirena® e Kyleena®: conheça esses métodos contraceptivos

DIU Mirena® e Kyleena®: conheça esses métodos contraceptivos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

15 dezembro, 2023 Por:

Métodos contraceptivos conhecidos por sua eficiência têm se popularizado de maneira exponencial

O dispositivo intrauterino, conhecido pelo acrônimo “DIU”, é uma pequena peça que é inserida no útero através da vagina, de forma a prevenir a gravidez. Por ser reversível e ter uma vida útil estendida, é um dos métodos contraceptivos mais populares. Conheça mais a seguir sobre os DIUs Mirena® e Kyleena®, modelos do tipo hormonal.

Agende sua consulta com o Dr. Maurilio Palhares!

Como os DIUs Kyleena® e Mirena® funcionam?

Diferentemente do DIU de cobre, que é composto de metal e não possui hormônios, o DIU hormonal é um dispositivo em formato de T ou Y, inserido no útero, que libera pequenas doses de hormônios que não só impedem a gravidez, mas também auxiliam na redução do fluxo menstrual.

Com isso, o DIU Mirena® e Kyleena® impedem a entrada dos espermatozoides no útero, pois provocam a atrofia do endométrio e dificultam a implantação do embrião.

Sobre o DIU Kyleena®

O DIU Kyleena® age com liberação de levonorgestrel, sendo composto de 19,5 mg deste hormônio. Após a inserção, libera 17,5 mcg nos primeiros 24 dias de uso e, após 60 dias, esta taxa cai para 15,3 mcg. Além da presença de sulfato de bário, um agente de contraste para raio-x, o Kyleena® possui um anel de prata que o torna visível em exames de ultrassonografia.

Por mais que a liberação de hormônios seja menor em comparação ao DIU Mirena®, o DIU Kyleena® oferece proteção contra a gravidez durante 5 anos.

Indicações

A maior parte das mulheres que deseja adotá-lo como método contraceptivo estará apta para utilizar o DIU Kyleena®, principalmente se o desejo da paciente é ter menor fluxo menstrual ou até mesmo interromper o ciclo.Vantagens

Algumas das vantagens incluem:

  • Menor corpo em T;
  • Tubo de inserção mais fino;
  • Inserção rápida e confortável;
  • Indicado para mulheres com útero pequeno, que não tiveram filhos e adolescentes.

Efeitos colaterais

Por ser um componente que possui hormônios de progesterona, alguns efeitos colaterais podem ser percebidos por pacientes que utilizam o DIU Kyleena®, como, por exemplo:

  • Aumento de acne;
  • Aumento de retenção de líquidos;
  • Alterações de humor;
  • Cefaleia;
  • Queda de cabelo;
  • Escapes no meio do ciclo nos primeiros 3-6 meses;
  • Dores nas mamas.

Conheça os métodos contraceptivos: agende sua consulta!

Sobre o DIU Mirena®

O DIU Mirena® é conhecido como DIU hormonal ou Sistema Intrauterino (SIU). Ele é revestido de levonorgestrel, um hormônio sintético da progesterona, que afina a parede do endométrio, alterando o muco cervical e impedindo a fecundação do óvulo.

Além de evitar desconfortos com cólicas menstruais, queixa muito comum de mulheres que utilizam o DIU de cobre, sua composição e liberação hormonal faz com que as pacientes que o utilizam como método contraceptivo reduzam seu ciclo menstrual ou até mesmo parem de menstruar.

Sua eficácia é de até 5 anos, sendo indicado principalmente para mulheres com problemas como endometriose e adenomiose.

Indicações

Esse tipo de DIU é indicado para casos de:

  • Contracepção;
  • Sangramento excessivo no período menstrual;
  • Hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero) durante terapia de reposição estrogênica.

Vantagens

Algumas de suas vantagens são:

  • Maior durabilidade;
  • Redução da intensidade do fluxo menstrual;
  • Controle e diminuição de cólicas menstruais.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do DIU Mirena® são:

  • Escape menstrual;
  • Desconforto na colocação ou remoção do DIU;
  • Raramente (cerca de 0,1%) o DIU pode se deslocar, ou até ser expulso espontaneamente pelo organismo (geralmente nos primeiros 2 meses de uso) ou perfurar o útero. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para prevenção de qualquer um destes fatores.

Qual a diferença entre tamanho e quantidade de hormônio liberado?

O DIU Mirena® e o DIU Kyleena® possuem o mesmo princípio ativo, o levonorgestrel. No entanto, a quantidade de hormônios presente neles é diferente.

O DIU Mirena® mede 32 milímetros de comprimento por 32 milímetros de largura, com 1,90 milímetro de espessura, e traz 52 miligramas de hormônio em sua composição.

Já o DIU Kyleena® é semelhante ao Mirena®, contudo, é menor. O Kyleena® mede 30 milímetros de comprimento por 28 milímetros de largura, com 1,55 milímetro de espessura e traz 19,5 miligramas de hormônio em sua composição, o que permite que mulheres com útero pequeno e adolescentes possam utilizá-lo.

Conheça os métodos contraceptivos: agende sua consulta!

Qual a duração dos DIUs Kyleena® e Mirena®?

Após sua inserção dentro do útero, tanto o DIU Mirena® quanto o DIU Kyleena® duram 5 anos.

Os DIUs Mirena® e Kyleena® são desaconselhados em quais casos?

Como todo tipo de método contraceptivo, há contraindicações. Mulheres que apresentam quadros de infecções agudas no útero ou nas tubas uterinas, pacientes com câncer de colo do útero ou tumores dependentes do hormônio da progesterona e pacientes portadoras de doenças hepáticas agudas ou tumores no fígado devem avaliar o uso do DIU.

Nesses casos, é preciso realizar uma consulta com o ginecologista e avaliar a melhor opção entre o DIU Mirena® e Kyleena® como método anticoncepcional. Vale ressaltar que o DIU Mirena® e Kyleena® são métodos contraceptivos que não impedem doenças sexualmente transmissíveis como HIV e HPV. Portanto, o uso de preservativos é essencial.

Converse com seu ginecologista sobre o DIU Mirena® e Kyleena!

É essencial buscar o auxílio de um especialista para avaliar qual dos dispositivos hormonais mais se adequa à sua situação e, assim, fazer a melhor escolha.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com o Dr. Maurilio Palhares para saber mais sobre o DIU Mirena® e Kyleena®.

Fontes:

 

Febrasgo

ESHRE (Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia)

ASRM – Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva

Dr. Maurilio Palhares

Ginecologista e Obstetra
CRM: 22839 RQE: 2307

Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina, o Dr. Maurílio Palhares é especializado na área de Ginecologia e Obstetrícia e oferece atendimento completo para todas as fases da vida da mulher.