Saiba quais são os principais cuidados com a saúde da mulher em cada fase da vida
Muito além da ginecologia, a saúde da mulher envolve diversos aspectos que vão desde situações físicas, emocionais, ambientais, psicológicas e sociais. Uma boa qualidade de vida feminina precisa ser cultivada ao longo de toda vida, levando em consideração os aspectos e individualidades de cada mulher.
Para que seja possível se cuidar, a própria mulher precisa conhecer o seu corpo e saber quando é a hora de buscar ajuda. Por isso, saiba agora quais são os principais cuidados com a saúde da mulher em cada fase da vida e como é possível promover o bem-estar e disposição em cada uma delas.
Desejo saber mais sobre os tratamentos de Reprodução Humana Assistida!
Principais cuidados com a saúde da mulher
Como dito anteriormente, diversos cuidados precisam ser tomados para que a saúde da mulher esteja em boas condições, sempre de acordo com as particularidades do gênero. Para isso, algumas atitudes precisam ser tomadas:
Realização frequente dos exames rotineiros
As avaliações de rotina devem fazer parte dos cuidados da saúde da mulher pelo menos uma vez por ano. Além das consultas regulares, seguir a recomendação de exames feita pelo médico é fundamental para evitar complicações e possibilitar diagnósticos precoces, que, na maioria das vezes, possibilitam maiores chances de sucesso nos tratamentos.
Esse hábito é fundamental em todas as fases da vida — puberdade, período fértil, gestação e climatério —, sendo que, em cada uma delas, suas particularidades precisam ser levadas em conta.
Saúde mental
Além de cuidar da integridade física, também é importante cultivar a saúde mental para uma boa qualidade de vida. Por isso, é importante fazer acompanhamento psicológico constante, além de cultivar bons hábitos para regular o humor e evitar o estresse.
Saúde reprodutiva
Tão importante quanto a prevenção de uma gravidez indesejada, utilizar os métodos contraceptivos também é fundamental para cuidar da saúde da mulher e o uso de preservativos para evitar a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O planejamento reprodutivo também pode fazer parte desse cuidado, já que através dele é possível fortalecer o corpo entre uma gestação e outra e melhorar as condições de saúde da mulher que deseja ter mais de um filho.
Planejamento familiar não é somente evitar a gravidez, e envolve também engravidar quando o desejar. E isso, muitas vezes, envolve planejamento.
Reprodução Humana Assistida com Tecnologia e Humanização!
Gravidez e pré-natal
Assim que a gravidez for confirmada, a nova mamãe deverá começar a fazer o pré-natal, que é uma sequência de cuidados que devem ser tomados ao longo da gestação ao lado de um médico de confiança. Nesse período, fazem parte da rotina da mulher:
- Consultas periódicas;
- Exames preventivos periódicos;
- Acompanhamento de desenvolvimento do bebê;
- Detecção de possíveis complicações.
Período pré e pós menopausa
Durante o momento do climatério, a mulher geralmente tem entre 45 e 55 anos. Essa é a fase que marca a transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva, e, geralmente, é acompanhada de sintomas bem incômodos que antecedem a menopausa, que é a última menstruação.
Os fogachos (ondas intensas de calor) e mudanças de humor são algumas das principais queixas que afetam a saúde da mulher neste período. Para manter o bem-estar, é importante fazer os exames ginecológicos, manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regularmente.
Desejo saber mais sobre os tratamentos de Reprodução Humana Assistida!
Mudanças no corpo feminino
Todos os cuidados em relação à saúde da mulher devem levar em conta as mudanças que o corpo feminino sofre em períodos como a puberdade, a gravidez e a menopausa.
Durante a puberdade
Essa é a fase que marca a transição entre quando a mulher é uma criança e começa a se transformar em uma adulta. Geralmente, esse período começa entre os 8 e 13 anos, mas pode variar de acordo com cada mulher.
É fundamental que os cuidados com a saúde da mulher sejam observados de perto nesse momento, já que diversas mudanças no corpo começam a acontecer e impactam em vários aspectos de sua vida, inclusive o convívio social. A principal razão para essas mudanças é o aumento dos hormônios, como o LH, FSH, progesterona e estrogênio.
Durante a gravidez
Os nove meses de gestação proporcionam uma série de alterações no organismo da mulher. É comum que, além do crescimento visível dos seios e do abdômen, ocorram outras transformações no corpo e na saúde da mulher.
Como vimos anteriormente, o acompanhamento médico é indispensável nesse período, principalmente o relacionado ao pré-natal. Após a gestação, o acompanhamento médico deve continuar, uma vez que o profissional indicará quais são os caminhos para a recuperação do corpo após o parto.
Durante a menopausa
Com o fim do período reprodutivo, a mulher pode encontrar mudanças no corpo pela súbita alteração hormonal, resultante da queda dos hormônios estrogênio e testosterona. É normal que a mulher note mudanças como:
- Enfraquecimento de ossos e músculos;
- Mudanças na pele, como ressecamento, flacidez e queda de cabelos;
- Aumento da gordura corporal;
- Redução de libido e disposição física;
- Mudanças de humor.
Hoje, no entanto, existem diversos tratamentos de Terapia Hormonal que são capazes de promover a saúde da mulher e seu bem-estar para que a menopausa seja um momento mais tranquilo.
Desejo saber mais sobre os tratamentos de Reprodução Humana Assistida!
Cuidados com o sistema reprodutor
Infertilidade feminina
A boa saúde da mulher também envolve a decisão de ter ou não filhos. Problemas como a Síndrome do Ovário Policístico, endometriose, desequilíbrios hormonais e outros podem levar à infertilidade. Entretanto, existem tratamentos que podem fazer com que o sonho de se tornar mãe aconteça.
Quando a infertilidade feminina é detectada, é possível buscar soluções para o problema com tratamentos de Reprodução Humana Assistida. Cada caso deve ser solucionado de uma forma, respeitando as necessidades individuais da mulher.
Congelamento de óvulos e embriões
Uma possibilidade para mulheres que não pretendem engravidar agora é o congelamento de óvulos ou embriões. Esses métodos modernos preservam a fertilidade feminina e podem adiar a maternidade, seja qual for a motivação da mulher. No momento mais propício, os óvulos são descongelados e fertilizado por meio da FIV.
O método do congelamento de embriões é semelhante, mas preserva os embriões já fecundados (taxa melhor de sucesso). Dessa forma, quando a mulher desejar engravidar, são transferidos os embriões para o útero.
Anticoncepção
No caso de mulheres que querem preservar a sua saúde e não desejam engravidar neste momento, os métodos contraceptivos são fundamentais para manter a boa saúde da mulher.
DIU, pílulas e outros métodos hormonais são excelentes para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, é necessário reforçar que, para manter a boa saúde da mulher durante as relações sexuais, apenas métodos de barreira, como a camisinha, são eficazes para proteger contra as ISTs.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Maurilio Palhares.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)