Área médica é fundamental para a garantia de uma experiência de gravidez e parto segura e saudável
Acompanhando a gestante desde o pré-natal até os cuidados pós-parto, realizando exames clínicos e complementares importantes e exercendo papel fundamental no parto, a obstetrícia é uma das especialidades médicas mais gratificantes da medicina.
Quero agendar consulta com um obstetra!
O que é obstetrícia?
A obstetrícia é uma área da medicina focada no cuidado da gestante e do bebê, garantindo a saúde de ambos desde a descoberta da gravidez até o pós-parto. Isso inclui o pré-natal, planejamento e realização do parto e todo o suporte para uma recuperação saudável da mãe e bem-estar do bebê.
Além disso, os profissionais da obstetrícia desempenham um papel fundamental na detecção e tratamento de complicações da gravidez, garantindo um parto seguro e auxiliando as mães em todos os aspectos relacionados à saúde reprodutiva.
Importância da obstetrícia
A obstetrícia desempenha um papel de extrema importância na saúde das mulheres e na saúde de recém-nascidos. Por meio da obstetrícia, é possível ter um acompanhamento de pré-natal assertivo, com a possibilidade de detecção e gerenciamento de anormalidades e assistência completa no parto e pós-parto. Além do apoio emocional, um profissional da obstetrícia contribui para redução de mortalidade natal e neonatal, garantindo que os partos ocorram em ambientes seguros e com profissionais capacitados.
Exames e tratamentos realizados no acompanhamento obstétrico
O acompanhamento obstétrico envolve uma série de exames e tratamentos para garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez, parto e pós-parto. Aqui estão alguns dos exames e tratamentos comuns realizados durante o acompanhamento obstétrico:
- Teste de gravidez;
- Exames de sangue iniciais;
- Ultrassonografias;
- Testes de triagem para anormalidades cromossômicas;
- Teste de glicemia em jejum para detecção de diabetes gestacional;
- Cultura de estreptococos do grupo B;
- Monitoramento da pressão arterial;
- Testes de urina.
Além dos exames, por meio da obstetrícia são realizados os seguintes tratamentos e acompanhamentos:
- Suplementação de ácido fólico e ferro: para prevenir deficiências nutricionais durante a gravidez;
- Vitaminas pré-natais: fornecem nutrientes essenciais para a mãe e o bebê em desenvolvimento;
- Aconselhamento sobre estilo de vida: incluindo orientações sobre dieta, exercícios e restrições durante a gravidez;
- Administração de vacinas: como a vacina contra a gripe, que é recomendada durante a gravidez;
- Monitoramento do crescimento fetal: através de medição da altura uterina e avaliação do movimento fetal;
- Avaliação da condição da placenta e do líquido amniótico: importante para detectar complicações como a placenta prévia ou a oligohidrâmnio;
- Avaliação do colo do útero: durante os exames de toque para verificar a dilatação e o efacemento do colo uterino;
- Aconselhamento sobre parto: discussão sobre as opções de parto, incluindo parto vaginal e cesariana, e elaboração de um plano de parto, se desejado.
Agende sua consulta com o obstetra Dr. Maurilio Palhares!
Quando procurar um obstetra?
Se você está pensando em engravidar ou descobriu a gestação, procurar um obstetra é fundamental, uma vez que esse profissional pode oferecer orientações, exames médicos, rastreamento de complicações e apoio ao longo de toda a gestação. Por isso, é aconselhável iniciar o acompanhamento o mais cedo possível após a confirmação da gravidez.
O que o obstetra faz na primeira consulta?
Após a descoberta da gravidez, a primeira consulta com o obstetra será para a realização de exames completos, como, por exemplo, encontrar a batida do coração do bebê e avaliar o peso e a pressão arterial.
Além disso, é estimulada uma data prevista do parto e são realizadas solicitações dos primeiros exames laboratoriais e ultrassonográficos e orientações alimentares, de hábitos e de suplementação vitamínica, para garantir que a mãe e o bebê estejam saudáveis.
Qual a diferença entre ginecologia e obstetrícia?
A ginecologia se concentra na saúde do sistema reprodutivo feminino em geral, enquanto a obstetrícia se concentra na gestação e no parto. Juntas, essas especialidades oferecem um cuidado abrangente para as mulheres em todas as fases de suas vidas reprodutivas.
Embora a ginecologia e a obstetrícia sejam duas especialidades diferentes, muitos médicos optam por se tornar ginecologistas e obstetras (GOs), o que significa que eles são aptos para atuar em ambas as áreas e podem cuidar das mulheres em todas as fases da vida, desde a adolescência até a menopausa e além, incluindo a gravidez e o parto.
Dr. Maurilio Palhares: especialista em ginecologia e obstetrícia
O Dr. Maurilio Palhares é formado pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e tem pós-graduação pelo hospital Sírio Libanês, além de ser professor assistente na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Ele é especialista nas áreas de fertilidade, tratamentos hormonais e gravidez de alto risco. Sua atuação é sempre pautada pelo compromisso com a saúde e bem-estar das mulheres, oferecendo um atendimento completo em todas as fases da vida feminina.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Maurilio Palhares.
Fonte: