Método de preservação da fertilidade possibilita um melhor planejamento familiar
Mercado de trabalho, muitas obrigações e afazeres cotidianos. Os tempos mudaram e isso tem levado mais mulheres a adiar a maternidade. Por isso, muitas delas se questionam quando o congelamento de óvulos é indicado e estão recorrendo a essa técnica para que a decisão possa ser tomada com mais segurança posteriormente.
O congelamento de óvulos é uma estratégia de preservação da fertilidade utilizada principalmente por mulheres que desejam adiar a maternidade. Também conhecida como criopreservação de óvulos, essa técnica envolve a coleta, o congelamento e o armazenamento dos óvulos em temperaturas muito baixas (geralmente em nitrogênio líquido) para uso futuro. Aqui, você saberá quando o congelamento de óvulos é indicado.
Desejo saber mais sobre os tratamentos de Reprodução Humana Assistida!
Indicação para o congelamento de óvulos
As principais situações de quando o congelamento de óvulos é indicado são:
- Adiar a maternidade: mulheres que desejam focar em suas carreiras, estudos ou outras prioridades pessoais, mas também desejam ter filhos no futuro, podem optar pelo congelamento de óvulos para preservar sua fertilidade;
- Tratamento médico: pacientes que precisarão passar por tratamentos oncológicos que podem afetar negativamente sua fertilidade, como quimioterapia ou radioterapia, podem optar pelo congelamento de óvulos antes de iniciar o tratamento para ter a opção de engravidar após a recuperação;
- Condições médicas: mulheres que possuem condições médicas que podem afetar sua fertilidade, como endometriose, síndrome do ovário policístico, doenças genéticas hereditárias e doenças autoimunes, podem optar pelo congelamento de óvulos como forma de preservar sua capacidade reprodutiva;
- Cirurgias relacionadas aos ovários: algumas cirurgias nos ovários podem afetar a reserva ovariana, tornando o congelamento de óvulos uma opção para mulheres que desejam preservar sua fertilidade antes do procedimento cirúrgico;
- Idade avançada: mulheres que estão se aproximando do declínio natural da fertilidade (geralmente após os 35 anos) podem optar pelo congelamento de óvulos para aumentar as chances de gravidez futura, uma vez que a qualidade e a quantidade de óvulos diminuem com o avanço da idade.
Vantagens do congelamento de óvulos
A partir do momento em que a paciente sabe quando o congelamento de óvulos é indicado, as vantagens são várias. Uma das principais é a flexibilidade familiar, já que isso possibilitará um maior planejamento entre os parceiros para dar melhor conforto e qualidade aos filhos.
As mulheres também podem ficar mais tranquilas, emocionalmente falando, uma vez que saberão que terão essa possibilidade prolongada por mais tempo.
É importante ressaltar que quanto antes o congelamento for feito, maiores são as chances de preservar a fertilidade. Afinal, a preservação de um óvulo jovem aumenta as probabilidades do tratamento de fertilização in vitro (FIV) dar certo.
Desejo saber mais sobre os tratamentos de Reprodução Humana Assistida!
Quanto tempo os óvulos ficam congelados?
Falando em tranquilidade para poder se planejar e o momento certo para saber exatamente quando o congelamento de óvulos é indicado, não existe um tempo limite para os óvulos ficarem congelados.
Existem casos relatados de pessoas que nasceram sem nenhum tipo de problema a partir de óvulos congelados por mais de 30 anos.
Até que idade é possível congelar óvulos?
O congelamento pode ser feito em qualquer fase da vida. No geral, o limite máximo para quando o congelamento de óvulos é indicado costuma ser em torno dos 40 anos, embora algumas clínicas possam aceitar mulheres um pouco mais velhas, até os 42 anos, em casos excepcionais.
Mulheres mais jovens têm óvulos de melhor qualidade e maior potencial de sucesso em futuros tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV). Portanto, se você gostaria de saber quando o congelamento de óvulos é indicado é recomendado que as mulheres considerem o congelamento de óvulos em idades mais jovens, de preferência antes dos 35 anos, para obter melhores resultados.
É importante procurar sempre um especialista para esclarecer as demais dúvidas em relação ao tratamento, ainda mais se você gostaria de descobrir quando o congelamento de óvulos é indicado.
Agende sua consulta com o Dr. Maurilio Palhares.
Fontes:
Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHERE)
Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva