Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto tempo dura o tratamento de FIV

Quanto tempo dura o tratamento de FIV
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

23 março, 2023 Por:

Entenda quanto tempo dura o tratamento de FIV e quais as principais etapas do procedimento

FIV é a abreviação de fertilização in vitro, um tratamento de reprodução humana com foco em ajudar casais com problemas de fertilidade a conquistar a tão sonhada gestação. As taxas de sucesso do procedimento são influenciadas principalmente pela idade da mulher. Em alguns casos, a possibilidade de êxito ultrapassa os 60%, podendo chegar a >99% com múltiplas tentativas.

Por se tratar de um procedimento que envolve importantes fatores emocionais — como as altas expectativas dos pacientes e a ansiedade em ver a sonhada gravidez acontecer logo —, é comum que muitas pessoas se perguntem quanto tempo dura o tratamento de FIV.

Desejo realizar um tratamento!

Entenda as etapas da FIV

Para saber com maior precisão quanto tempo dura o tratamento de FIV, é preciso chegar ao consultório médico com um entendimento mais concreto acerca das diferentes etapas da metodologia. A fertilização in vitro é recomendada nas seguintes situações (que podem impactar o tempo de tratamento):

  • Bloqueio parcial ou total das trompas;
  • Mulheres com idade avançada;
  • Mulheres com problemas na ovulação;
  • Endometriose;
  • Falência ovariana;
  • Infertilidade sem causa determinada;
  • Ausência de gametas no sêmen;
  • Baixa contagem de espermatozoides;
  • Problemas com a morfologia ou a motilidade dos espermatozoides;
  • Casais homoafetivos que almejam filhos biológicos.

Como você pôde perceber, são muitas as pessoas que podem se deparar com a dúvida: “quanto tempo dura o tratamento de FIV?”. A seguir, entenda todas as fases da metodologia.

Estimulação ovariana

Trata-se de um procedimento farmacológico controlado. No ciclo feminino natural, normalmente é produzido apenas 1 óvulo de cada vez. Já na estimulação para a FIV, é realizado tratamento hormonal na mulher para estimular o crescimento de múltiplos folículos ovarianos até que estes se tornem maduros. Os óvulos ficam contidos nos folículos, e são estes gametas femininos que precisam ser fecundados pelo espermatozoide para a geração de um embrião. Com nossos protocolos, este processo leva em média 12 dias, mas pode variar de 10 a 21 dias.

Desejo realizar um tratamento!

Captação de gametas

Os óvulos são coletados por punção feita sob sedação e guiada por ultrassom transvaginal. É realizada com uma agulha fina para aspirar o líquido onde estão localizados os gametas femininos.

Já os espermatozoides podem ser coletados por meio da masturbação. (ou punção aspirativa no caso de alguns problemas masculinos específicos). A captação envolve a ida até o laboratório, onde o casal fica por cerca de 2 horas e é então liberado assim que termina o procedimento.

Cultura dos embriões

Após a captação, os gametas são colocados juntos para que o corra a fertilização, (o processo de formação dos embriões). Os embriões são então deixados em cultivo por período variável até chegarem ao estágio correto para a transferência. Em nosso serviço optamos pela transferência no estágio de blastocisto – que é o estágio onde ocorre a implantação na gestação natural. Os embriões atingem o estágio de blastocisto geralmente em 5 a 7 dias, mas pode-se aguardar até 14 dias para que isto ocorra. Há outros serviços que optam por fazer a transferência dos embriões no 2º ou 3º dia de cultivo que tem menor taxa de sucesso, mas é um processo de cultivo um pouco mais barato e possível de ser realizado em laboratórios mais simples.

Transferência embrionária

A transferência de embriões pode ser feita “a fresco” (no mesmo ciclo da captação) ou em outro ciclo com embriões criopreservados. As taxas de sucesso são as mesmas, mas transferir embriões congelados é mais seguro para a paciente, e nem todos os casos permitem transferir a fresco.

Desejo realizar um tratamento!

Qual o tempo total do tratamento de FIV?

Agora que você já sabe que o procedimento tem várias etapas, é hora de saber quanto tempo dura o tratamento da FIV. Com a aplicação correta de todas as técnicas, o tempo total aproximado de um tratamento de FIV habitual é de 15 a 18 dias, para ciclos “a fresco”. E pode ser de no mínimo 6 semanas para os ciclos “congelados” (2 semanas para estimular e captar os óvulos, mais 2 semanas para a mulher menstruar e mais 2 semanas para preparar o útero e transferir os embriões). Os embriões criopreservados podem permanecer por tempo indeterminado aguardando ser transferidos. Há casos de pessoas saudáveis nascidas a partir de embriões congelados por mais de 30 anos.

É muito importante que o endométrio esteja apto para o recebimento dos embriões. Portanto, o preparo endometrial é monitorado durante todo o ciclo do tratamento pela equipe médica. Em alguns casos, quando a infertilidade é motivada por fator uterino, a receptividade endometrial pode ser prejudicada, podendo trazer falhas no ciclo de tratamento com a FIV.

Quando o preparo endometrial não está adequado por alguma razão, deve-se realizar o congelamento de todos os embriões para que a transferência embrionária seja feita somente no próximo ciclo. Além disso, quando a mulher capta muitos óvulos torna-se muito arriscado engravidar no mesmo ciclo, pois isso aumentaria muito o risco de síndrome de hiperestímulo ovariano grave. Outro ponto, algumas medicações usadas na fase de estimulação ovariana podem deixar o endométrio desfavorável para receber os embriões no mesmo ciclo. Portanto, situações como estas podem impactar diretamente em quanto tempo dura o tratamento da FIV.

Quem realiza o procedimento de FIV?

Para entender com maior exatidão quanto tempo dura o tratamento da FIV, além de outras particularidades desta metodologia, é indispensável agendar uma primeira conversa com um médico especializado em reprodução humana, como o Dr. Maurílio Palhares.

Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Maurilio Palhares.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana;

Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva;

ESHRE.

Dr. Maurilio Palhares

Ginecologista e Obstetra
CRM: 22839 RQE: 2307

Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina, o Dr. Maurílio Palhares é especializado na área de Ginecologia e Obstetrícia e oferece atendimento completo para todas as fases da vida da mulher.